Polícia do Paraguai recaptura 7 dos 9 fugitivos de presídio de Coronel Oviedo ligados ao PCC

A Polícia Nacional do Paraguai já conseguiu recapturar sete dos nove presos ligados à facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) que fugiram na madrugada de ontem (20) da Penitenciária Regional de Coronel Oviedo, cidade que fica próxima da fronteira com Mato Grosso do Sul.

Em ação rápida, a Polícia Nacional conseguiu cercar a região onde fica o presídio e localizou os fugitivos em áreas de mata próximas à cidade. Entre os recapturados está Fredy González Delvalle, 26 anos, condenado a 40 anos de reclusão pelo massacre de presos rivais no presídio de San Pedro, em junho de 2019.

Os outros recapturados são Hugo Alberto Díaz Brítez, cuja idade não foi divulgada, o brasileiro José Carlos de Almeida, 40 anos, César Esteban Ojeda Sánchez, 26 anos, Douglas Danilo Colmán Gamarra, 22 anos, Édgar Luis Núñez, 29 anos, e Gastón Nabil Mercado Castro, 19 anos.

Continuam foragidos Odilio Domínguez Marquez e Leonardo Mareco, condenados por roubo agravado e homicídio. “Os mais perigosos já foram recapturados”, afirmou o ministro da Justiça do Paraguai, Daniel Benítez, completando que quatro promotores de Justiça já estão investigando a fuga.

Os celulares de funcionários do presídio foram apreendidos e alguns foram afastados, entre eles o diretor da unidade, Raúl Vera. “Evidentemente houve cumplicidade”, afirmou o ministro.