Polícia do Paraguai faz megaoperação na fronteira para prender mandante da morte de prefeito

A Polícia Nacional do Paraguai deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), uma megaoperação para prender o suspeito de ser o mandante do atentado que matou o prefeito José Carlos Acevedo.

Desde as primeiras horas, 18 mandados de prisão e apreensão estão sendo cumpridos em estabelecimentos comerciais, residências e em imóveis na zona rural da Capital do Departamento de Amambay. Até o momento, o principal alvo da operação seria Marcio Ariel Sánchez Giménez, mais conhecido como “Abacate”, mas a prisão dele não foi confirmada e a operação segue está em andamento.

A operação é realizada após o governador do Departamento de Amambay, Ronald Acevedo, ter dados novas declarações criticando a atuação das autoridades paraguaias. “Não há nada. Nem o pessoal da Polícia, nem o Ministério Público nem o Governo me contataram. Para a família, a única coisa que resta a fazer é se apegar à oração e continuar com nossas vidas”, disse.

O chefe departamental assegurou que as autoridades nunca lhe partilharam informações, nem sobre o crime do seu irmão nem o da sua filha, que também foi vítima do crime organizado em 2021. Ronald Acevedo inclusive chamou o atual comandante da Polícia Nacional do Paraguai, Gilberto Fleitas, de mentiroso.