Polícia do Paraguai encontra três corpos com marcas de tiros na fronteira às margens do rio Apa

A Polícia Nacional do Paraguai encontrou, nesta terça-feira (17), no Rio Apa, em Bella Vista Norte, cidade paraguaia que faz fronteira com Bela Vista (MS), três corpos de homens com várias marcas de tiros de pistola calibre 9 mm. Eles foram encontrados na região conhecida como “Paso Macaco”, que fica a 35 quilômetros da cidade, e estavam desaparecidos desde o último sábado (14).

Com essas mortes, o número de execuções na região chega a 108 somente neste ano, sendo 8 mortes em janeiro, 10 em fevereiro, 12 em março, 8 em abril, 7 em maio, 9 em junho, 5 em julho, 11 em agosto, 16 em setembro, 15 em outubro e 7 em novembro.

Os pescadores foram identificados como Miguel Ángel Irala Fretes, 38 anos, mais conhecido como “Karape”, Juan Gabriel Lucero Fleitas, 28 anos, e o indígena Mauricio Gómez Cardozo, 18 anos. Os três desapareceram por volta das 17h30 do sábado, mas o caso foi registrado na 5ª Delegacia de Bella Vista, na noite de domingo pelas companheiras dos pescadores.

Para os policiais, as mulheres Osvalda Freitas Insaurralde, 53 anos, companheira de Miguel Frtes, e Lucimara Britez Maldonado, 32 anos, esposa de Juan Fleitas, relataram que os maridos adquiriram em Campo Grande um motor de canoa danificado e, por volta das 17h30, decidiram testá-lo no Rio Apa.

Eles embarcaram na canoa e não foram mais vistos. Familiares chegaram a realizar buscas na região, mas nada foi encontrado então acionaram a Polícia. Juan Fleitas tem passagem na Polícia por homicídio doloso e tem mandado de prisão aberto por furto e sequestro no Brasil. Ele é conhecido por roubar barcos, barcos e motores no país vizinho e no Paraguai.

Os corpos foram encontrados por outros pescadores que estavam na região e acionaram a Polícia. Os policiais foram até o local e constataram as marcas de tiros nos corpos.  O caso será investigado. Para a Polícia, os homens estavam fingindo serem pescadores para subir o rio em direção ao Brasil e realizarem assaltos aos barcos que passassem pelo local.