PCC e CV travam disputa na fronteira sul de MS e pistoleiro é assassinado com tiros de pistolas

A guerra pelo controle do tráfico de drogas, armas e munições na fronteira do Paraguai com o Brasil fez mais uma vítima nesta quarta-feira (23) no município paraguaio de Ypejhú, que faz fronteira com Paranhos (MS). Um conhecido brasileiro, considerado pistoleiro da facção criminosa brasileira CV (Comando Vermelho), foi morto a tiros por “soldados” da também facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital).

Trata-se de Antônio Adelir Bittencourt, mais conhecido como “Toninho”, que foi atacado por dois assassinos, que estavam em uma motocicleta, quando conduzia sua caminhonete S10 perto de uma praça do distrito de Villa Ygatimí, que faz parte do município de Ypejhú. A vítima era tio de Aline Verón Bittencourt, companheira do narcotraficante Diego Alderete Peralta, líder do clã Alderete Peralta, cuja irmã e filha de seis meses foram salvas da morte em 19 de dezembro do ano passado durante ataque do PCC a mando do novo “patrão” da fronteira Sérgio de Arruda Quintiliano, mais conhecido como “Minotauro”.

Segundo informações da Polícia, Toninho teria saído da Villa Ygatimí com destino a Paranhos quando foi atacado pelos dois homens armados com pistolas calibres 40 e 45. A vítima já tinha sofrido ataques em anos anteriores porque supostamente tinha várias contas pendentes com o PCC e a sua morte faz parte da guerra entre a facção e o CV pelo controle do tráfico de drogas na fronteira seca.

Bolívia

Segundo os moradores da região, um dos filhos de Toninhor trabalha para Sanderson Carniatto Porto, responsável pelo tráfico aéreo de drogas da Bolívia para o Brasil. Carniatto, natural de Umuarama, no Paraná, tinha sido atacado por matadores em 5 de outubro de 2016, no coração da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS), sendo obrigado a fugir da cidade.

A pista de pouso clandestina de onde Carniatto operava seria nas proximidades do local em que assassinaram Pablo Medina Velázquez e sua companheira Antonia Almada Chamorro em 16 de outubro, 2014, na cidade de Marqueti, distrito Ygatimi.