Números só crescem! MS já tem 19 casos de varíola dos macacos confirmados

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou mais três novos casos de varíola de macacos em Mato Grosso do Sul, o que eleva para 19 o número total de infectados pela doença no Estado. Os novos pacientes são de Campo Grande, um homem de 36 anos, e dois em Dourados, dois homens de 26 e 32 anos de idade.

Agora, do total de 19 infectados no Estado, 12 são de Campo Grande, quatro de Dourados e outros três são de Itaquiraí, Aparecida do Taboado e Costa Rica. As vítimas são mais frequentes entre pacientes de 20 a 29 anos (42,1%), seguidas por pacientes de 30 a 39 anos (36,8%), enquanto o restante tem 40 a 49 anos (15,8%) e 60 anos ou mais (5,3%).

O vírus monkeypox, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, infecta roedores na África e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. O ferimento na pele passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai.

Quando a casca desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. A diferença na aparência com a varicela ou com a sífilis é a evolução uniforme das lesões”, diz nota do Ministério da Saúde. Até maio de 2022, todos os surtos da doença estavam restritos ao continente africano, mas o vírus se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países, inclusive no Brasil.