NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Beneficente dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais Oriundos do Quadro de Sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso do Sul – A ABSSMS, vem a público REPUDIAR as declarações feitas pelo presidente da Associação de Cabos e Soldados da PMBM/MS, Edmar Soares da Silva, durante Assembleia Geral da entidade que tratou da negociação salarial com o governo, ocorrida na quinta-feira (12), na sede da Fetems.
Edmar, de forma desrespeitosa, desvairada e gratuita proferiu aos “gritos” diversas palavras ofendendo, menosprezando e inferiorizando outras entidades de classe, dentre elas a ABSSMS, chamando os representantes dos Oficiais, Subtenentes e Sargentos de inconsequentes e incompetentes, pois segundo ele, estariam fazendo “oba, oba”, durante as negociações salariais.

A Diretoria da ABSSMS lamenta o fato ocorrido e que tal ato não coaduna com a história da ACS, que tem um passado de lutas e conquistas valorosas.

Atualmente a principal bandeira da ABSS é trabalhar de forma integrada com outras entidades nas lutas por melhorias para a categoria, buscando com isso, num futuro próximo, a construção de uma associação única e forte que represente todos os militares estaduais.

A luta salarial definida em Assembleia Geral Unificada, por várias entidades dos militares estaduais, inclusive a ABSSMS, e norteada pela reinvindicação da reposição inflacionária do período que foi de 16,14%.Isto foi definido após a apresentação de um minucioso estudo apresentado pelo DIEESE, demonstrando a atual realidade das contas do Estado de MS. Este estudo aponta que o Executivo tem condições financeiras de arcar com os custos de uma reposição salarial constitucional para a classe.
Com base nestes estudos, o pedido salarial esta sendo feito de forma enérgica, aos representantes do Governo, mas sempre com muito respeito, sendo que qualquer embate esta dentro do campo representativo.

Estranhamente, o presidente da ACS não demonstra o mesmo furor, com a politica salarial imposta pelo atual governo, que em sua proposta distingui diferentes percentuais de reajuste, causando um grande prejuízo aos Oficiais, Subtenentes e Sargentos.
Edmar, por diversas vezes se apresentou como representante de toda a categoria, chegando a fazer articulações para que somente ele fosse recebido pelo governo, desqualificando a outras entidades dos servidores militares, ainda que, sua legitimidade representativa, atinja somente cabos e sodados.

Sua postura de convocar uma Assembleia Geral, de forma abrupta, trazendo para sí a decisão da vida salarial de todos os postos e graduações, sem a devida divulgação necessária, sem abrir espaços para uso da fala, sem a participação dos militares do interior, e o mais grave, enchendo o evento de alunos soldados, demonstrou claramente a intenção e a manobra que culminou na “aprovação duvidosa” da proposta salarial governamental.

Cabe tão somente aos associados da ACS, a decisão de anuírem ou não com esse teatro que foi a Assembleia geral dos Cabos e Soldados, porém os Oficiais, Subtenentes e Sargentos não se sentem representados por este evento, e uma verdadeira Assembleia Geral Unificada esta marcada para o próximo dia 18 de Maio, às 15h na sede da ABSSMS, onde todas as associações representativas dos policiais e bombeiros militares estarão reunidas, com exceção da gloriosa ACSPMBMMS, pois atualmente, o presidente desta entidade esta mais preocupado em auxiliar na assessoria de comunicação do Governo.

Finalmente, a Diretoria da ABSSMS responde ao senhor Edmar Soares Da Silva, que se lutar pelos direitos salariais dos policiais e bombeiros militares, ativos, inativos e pensionistas, baseados em estudos técnicos, de forma igualitária, visando com isso benefícios do Coronel mais antigo ao Soldado mais moderno, sem submissão política e sem nenhuma preocupação de estar “bem com o governo”, é ser irresponsável e inconsequente, então somos e continuaremos sendo, até atingirmos os objetivos salariais da categoria.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ABSSMS