No ostracismo absoluto, TCE multa o ex-prefeito Alcides Bernal no escândalo do Gisa. Vai vendo!

No ostracismo desde quando foi derrotado nas urnas nas eleições municipais de 2016, o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, voltou à mídia e, mais uma vez, de forma negativa. No processo do Gisa pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de MS), ele levou multa de aproximadamente R$ 54 mil pela descontinuidade na execução da contratação no final da implantação quando administrava a Prefeitura.

Segundo o relator, conselheiro Ronaldo Chadid, isso acarretou na impossibilidade de entrega total das senhas de acesso ao Sistema, da entrega dos códigos-fonte e da cobrança da exequibilidade do Sistema de Gestão da Saúde à contratada.

“Na Averiguação Prévia por meio do Relatório de Inspeção e proponho a aplicação de multa ao gestor, ex-Prefeito Municipal de Campo Grande/MS, Sr. Alcides de Jesus Peralta Bernal, no valor correspondente a 1800 (mil e oitocentas) UFERMS”, diz trecho do documento.

O julgamento ocorreu em 22 de outubro e os conselheiros, por unanimidade, inocentaram o ex-prefeito Nelsinho Trad e o ex-secretário de saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Segundo o advogado de defesa de Nelsinho e Mandetta, Fábio Ricardo Trad Filho, “ficou constatado, dentro do processo no TCE, que o Gisa só não funcionou porque o prefeito sequente ao Nelsinho Trad não deu continuidade ao processo e demitiu funcionários que haviam sido treinados em dois mandatos, desestruturou o software e parou de cumprir com exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Isso acarretou na suspensão do contrato e, por isso, o projeto se tornou inexequível”.

A defesa explicou que o programa foi entregue com 88% de cumprimento e faltava somente a sequência e finalização ao projeto. O ex-prefeito Alcides Bernal tem outros processos, inclusive um deles é uma ação coletiva pela má gestão dos cofres públicos de Campo Grande.

Em contato com Alcides Bernal foi dito que assim que tomar conhecimento da decisão irá recorrer. “Eu vou tomar conhecimento e preparar um recurso. São decisões tomadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Esse contrato foi um dos mais polêmicos que encontrei quando cheguei na prefeitura. Posso afirmar que existem vários inquéritos que dizem respeitos a esse contrato firmado na gestão anterior a minha. A própria Polícia federal afirmava que havia vícios graves nesse contrato. Eu não tenho conhecimento dessa decisão e assim que tomar vou recorrer”, explicou. Com informações do site Top Mídia News