Na terra sem Lei, enquanto prefeito corre risco de morte, pistoleiros matam mais 2 na fronteira

Enquanto o prefeito da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, 53 anos, corre risco de morte no hospital após levar sete tiros de pistola calibre 9 mm durante atentado na tarde de ontem (17), pistoleiros voltaram a agir na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul e executaram mais dois homens em Yby Pytá, distrito paraguaio do Departamento de Canindeyú, que faz fronteira com Paranhos (MS).

Com essas mortes, o número de execuções na região chega a 71 somente neste ano, sendo 14 mortes em janeiro, 12 em fevereiro, 12 em março, 20 em abril e 13 em maio. As duas últimas vítimas são Ulise Enciso Ruiz Diaz, de 31 anos, e Paulino Baez Segobia, de 37 anos, que foram assassinados em uma emboscada.

Os corpos das vítimas foram encontrados com vários ferimentos a tiros ao lado de uma caminhonete preta em uma região de mata. A Polícia Nacional do Paraguai ainda tenta descobrir quem foram os criminosos que assassinaram a dupla e mais detalhes sobre as circunstâncias do crime.

Ulise Diaz morava na cidade de Villa Ygatimí, também no território de Canindeyú, e teria envolvimento em um homicídio ocorrido ainda este ano na fronteira, enquanto Paulino Segobia vivia no distrito de Yby Pytá. Além de representantes do Ministério Público, estiveram no local do crime peritos e investigadores do setor de Criminalística, Homicídios e Crime Organizado da Polícia do país vizinho.

Prefeito

Já o prefeito José Carlos Acevedo teve de ser reanimado duas vezes no hospital particular Viva a Vida. A primeira foi quando ele deu entrada por volta das 16h30 de ontem e a segunda no momento em que era submetido a cirurgia, momento em que sofreu uma parada cardíaca. Ele foi atingido por quatro tiros na região do pescoço, dois no braço direito e um no esquerdo.

O prefeito foi submetido por cirurgias durante três horas e sofreu a parada cardíaco, estando sedado em situação delicada e oito médicos cuidam do paciente. Ele foi atacado por pistoleiros que chegaram em um carro em frente à Prefeitura da cidade. Acevedo conversava com um jornalista, momento em que os autores chegam em um carro branco.

Um dos autores desce pela porta do passageiro ao lado do motorista e outro pistoleiro sai pela porta traseira. De acordo com informações, três pessoas estavam no veículo. Os dois então saem do carro, momento em que ocorre o atentado a tiros.

O criminoso que desce do banco traseiro, aparentemente dá cobertura. Inclusive, no momento da fuga, o motorista sai do local com a porta traseira e do passageiro abertas e, ao perceber que o comparsa arranca com o veículo, o bandido que dava cobertura tem que correr atrás do carro.

Segundo informações da Polícia Nacional do Paraguai, Acevedo foi atingido com 7 tiros de pistola calibre 9 mm. Ele foi socorrido no local, colocado em uma prancha e levado ao hospital. A UCP (Universidade Central do Paraguai) disponibilizou uma ambulância de última geração e também uma equipe de socorristas, caso os médicos decidam pela transferência do prefeito.