Na fronteira, Pedro Juan vai às urnas em outubro para eleger substituto de prefeito executado

Os moradores de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), vão às urnas nos próximos dias 18 de setembro e 30 de outubro deste ano para eleger o novo prefeito, que substituirá Jose Carlos Acevedo, executado por pistoleiros em frente à Prefeitura. A data foi marcada pelo TSJE (Superior Tribunal de Justiça Eleitoral) do Paraguai, que já convocou os eleitores para o 1º turno das eleições, marcado para o dia 18 de setembro, das 7 às 16 horas, e, caso necessário, para o 2º turno no dia 30 de outubro, no mesmo horário.

O ex-prefeito foi assassinado durante o dia, enquanto conversava com um jornalista. Atualmente, a cidade é administrada interinamente pela cunhada dele, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Mahiba Carolina Yunis de Acevedo. O calendário eleitoral para as eleições em Pedro Juan Caballero estabelece que até o dia 15 de julho será o período de reconhecimento de movimentos e partidos, enquanto até o dia 20 de julho será para as alianças e acordos eleitorais.

No dia 22 de julho será possível a apresentação de locais de votação para os internos. O prazo para o reconhecimento das movimentações internas pela Justiça Eleitoral das nucleações políticas será 25 de julho. No dia seguinte, o TSJE será informado das movimentações internas reconhecidas, que deverão ser confirmadas pela Justiça Eleitoral até 27 de julho.