Mesmo com aumento de casos de Covid, Prefeitura mantém livre o uso de máscara

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), decidiu manter sem obrigatoriedade o uso de máscara mesmo com o aumento dos casos de Covid-19 e maior fluxo de pacientes nas unidades de saúde.

De acordo com a Sesau, o município ainda não está cogitando a possibilidade, apesar do aumento dos casos na Capital. O uso do equipamento de biossegurança individual segue sendo exigido em: transporte coletivo, transporte rodoviário [embarque de ônibus na rodoviária] e em hospitais (públicos e privados) ou unidades de saúde.

Para a Secretaria, desde o fim do ano passado, os números estão mostrando um aumento nos casos de influenza. Teve aumento dos casos de Covid, mas ainda não refletiu nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de graves internações devido ao índice de vacinação ser muito bom.

No entanto, a Pasta adianta que, se os casos tiverem um grande aumento, tudo pode mudar e futuras novas regras podem ser estabelecidas. Em apenas cinco dias, Mato Grosso do Sul registrou 1.980 novos casos confirmados de Covid-19. O total é 384% maior do que a quantidade de casos novos registrados na semana passada em relação à anterior.

Apesar do aumento de notificações, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) monitora uma nova onda da doença no Estado e diz que neste momento não é possível descartar ou confirmar que haverá uma nova onda. No último boletim divulgado no dia 24 de maio, Mato Grosso do Sul tinha 532.048 casos confirmados da doença.

O Painel do Ministério da Saúde revela que até a tarde deste domingo (29), o Estado tem um total de 534.028, aumento de 1.980 casos no intervalo de cinco dias. Média de 396 novos registros por dia. Em relação aos óbitos, os dados federais não mostram nenhuma nova morte em relação ao boletim estadual da semana passada. Desde o início da pandemia foram 10.565 mil mortes em Mato Grosso do Sul.