A Reditec (Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) vai bancar, por quatro dias, as maravilhas de Bonito (MS), principal destino do ecoturismo no Brasil, para 1,2 mil servidores durante a 49ª Reunião Anual dos Dirigentes dos Institutos Federais do País.
O evento, que reunirá reitores, pró-reitores, diretores-gerais e empresas de inovação e soluções em educação, será sediado no Centro de Convenções de Bonito. A reunião, que em 2023 foi realizada em Natal (RN) e no ano passado em Caldas Novas (GO), repete a fórmula de unir discussões de políticas públicas da educação profissional a destinos de alto apelo turístico.
Em Bonito, a expectativa é de impactos diretos na rede hoteleira, no comércio, no transporte aéreo e nos atrativos turísticos. Empresários da Rota Bonito Serra da Bodoquena já se preparam para o aumento no fluxo de visitantes.
Elaine Cassiano, reitora do IFMS, falou que a escolha de Bonito busca unir “a excelência da educação profissional e tecnológica à valorização de um dos destinos de ecoturismo mais reconhecidos do Brasil, símbolo de conservação ambiental e de potencial econômico sustentável”.
A cidade será palco de mais de 50 atividades, entre painéis, palestras, mesas-redondas, feira de economia solidária, conferências, apresentações culturais e espaço permanente de interação. “Estamos preparando cada detalhe com muito cuidado para que todos tenham uma experiência completa de formação, troca e reconhecimento da força da nossa rede. Assim, traduzimos na prática o tema desta edição, mostrando que a inspiração que vem do local pode gerar impacto e alcance globais”, afirmou a reitora.
O tema deste ano, “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, foi inspirado na obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros e reafirma o papel da Rede Federal como agente de transformação social a partir dos territórios. No entanto, o que o evento deve mesmo transformar são os impostos pagos pelos contribuintes em quatro dias de lazer em um dos belos cartões postais do Brasil.
Vai vendo!!!