Laudo revela que aluno de curso para oficiais do Exército morto em MS não usava drogas

O jovem Edilsio Morais da Silva Filho, 18 anos, que era aluno do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) do Exército e morreu durante treinamento realizado no quartel do 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia de Combate do Exército), em Aquidauana (MS), não consumia drogas ilícitas. A confirmação é de laudo do exame toxicológico solicitado pela família dele e que foi apresentado ontem (21) com resultado negativo para o consumo de tóxicos.

Segundo o tio dele, Jean Ricardo Brites de Assunção, mesmo após a tragédia, foram questionados sobre o uso de drogas. “Disseram querendo manchar a reputação do menino que já está morto. O único item que deu positivo no exame foi benzodiazepínicos, que o médico usou para parar a confusão dele quando chegou no hospital”, disse ao site Midiamax.

O exame dá negativo para substâncias toxicológicas como anfetaminas, cocaína e metadona, que são medicamentos narcóticos. Edilsio Morais morreu na noite de 17 de fevereiro após passar mal durante a preparação do NPOR no quartel do 9º BE Cmb. Os familiares acusam o treinamento por negligência e, conforme o tio dele, o jovem ingressou no curso de formação na última segunda-feira (14).

Logo no início, relatava as atividades exaustivas dentro do pelotão. O rapaz teria sido punido por atrasar cerca de 10 minutos para início do exame no primeiro dia de treinamento. “Com essa punição, no fim do treinamento do dia, ele teve que fazer uma redação, em vez de descansar. Ele falou com a mãe dele à 1h e contou como foi o dia. Ele disse: mãe, vou dormir porque preciso levar 3h para fazer faxina. Ele falava com ela porque pediu ajuda de alguma ideia na redação”, relatou.

Ele também relata que a vítima ressaltou sobre os exercícios exaustivos na semana. “Ele falava que treinavam debaixo do sol e no calor. Ou seja, se desde segunda-feira ele estava sem descansar e no outro ‘ralava’ (expressão para trabalho árduo), ele não descansou nada, o corpo não aguentou”, desabafou o tio de Edilsio Morais.

Conforme o laudo médico, o rapaz sofreu uma arritmia cardíaca causada por desidratação. O velório foi realizado na manhã da última quinta-feira (17). Em nota, a comunicação do CMO (Comando Militar do Oeste) informou que o aluno do NPOR realizava, junto com outros 19 alunos e a equipe de instrução, um treinamento físico militar já previsto no quadro de trabalho.

No fim da corrida, o aluno do NPOR começou a passar mal e foi prontamente levado ao Hospital Regional da cidade de Aquidauana, onde veio a falecer. Ainda de acordo com a assessoria, as circunstâncias serão apuradas em Inquérito Policial Militar que já foi instaurado. O caso foi registrado como morte a esclarecer na delegacia da Polícia Civil do município.