Júri popular de Jamilzinho por execução de filho de ex-capitão da PM deve durar três dias

O juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, informou que deve durar três dias o júri popular, marcado para o próximo dia 15 de fevereiro deste ano, do empresário campo-grandense Jamil Name Filho, mais conhecido como “Jamilzinho”, pela execução a tiros de fuzil do acadêmico de Direito, Matheus Coutinho Xavier, de apenas 20 anos de idade, no dia 9 de abril de 2019, na Rua Antônio da Silva Vendas, em Campo Grande (MS), filho do ex-capitão PM Paulo Roberto Teixeira Xavier, o “PX”, que seria o verdadeiro alvo dos pistoleiros.

 

Em despacho publicado ontem (19), o magistrado determinou que o hotel seja reservado para receber os jurados por três dias, sendo que, além do empresário, também serão julgados o ex-guarda municipal Marcelo Rios e o policial civil Vladenilson Daniel Olmedo. 

 

“Considerando que, pelas circunstâncias, o julgamento vai ultrapassar vários dias”, avisou o juiz. “Considerando ainda que não é justo que todas as 16 (dezesseis) testemunhas sejam intimadas para o mesmo horário como ocorre de praxe nas audiências em geral, até porque correr-se-á o risco de ficarem o dia todo neste fórum e, ainda, não serem ouvidas, postergando os seus depoimentos para o próximo dia, havendo aí falta de sensatez por parte deste Magistrado e também das partes”, destacou.

 

Com o objetivo de evitar transtornos, o juiz Aluízio Pereira dos Santos determinou que três testemunhas do MPE (Ministério Público Estadual) sejam ouvidas a partir das 8 horas do dia 15 de fevereiro, enquanto outras duas sejam convocadas para as 13 horas do mesmo dia, enquanto as três testemunhas de defesa de Jamilzinho serão ouvidas a partir das 15 horas. 

 

No dia seguinte, o júri será retomado com os depoimentos das três testemunhas de Marcelo Rios, enquanto no período da tarde três testemunhas de defesa de Vladenilson Daniel Olmedo serão ouvidas a partir das 13 horas e as outras duas a partir das 15 horas, sendo que os debates de acusação e defesa devem marcar o terceiro dia, a partir das 8 horas.

 

O magistrado acatou o pedido da defesa para que todos os materiais a serem usados no júri sejam incluídos no processo, que já conta com 8 mil páginas, para serem analisados pelas partes. Ao contrário do sistema americano, comum em filmes, os julgamentos no Brasil não permitem aquela surpresa de última hora para decidir o futuro de um júri. 

 

O MPE teve a primeira derrota na guerra com a defesa. Os promotores não poderão usar matérias jornalísticas ou livros que não tenham qualquer ligação com a morte do estudante. “Em relação ao pleito ministerial relativo ao uso irrestrito dos meios eletrônicos para exposição aos Jurados de ‘vídeos, livros ou matérias jornalísticas que não guardam relação com o caso em análise’, pugnou pelo indeferimento”, afirmou Aluizio Pereira dos Santos.

 

Conforme a denúncia, Matheus Xavier foi executado com tiros de fuzil por engano no lugar do pai, que teria causado a fúria dos empresários Jamil Name, que faleceu vítima de Covid-19 contraída no Presídio Federal de Mossoró (RN), e Jamilzinho ao negociar a fazenda o Reverendo Moon com um pecuarista do Estado de São Paulo. Com informações do site O Jacaré