Jeitinho brasileiro: Prefeitura de Bonito tenta incluir atrativos como serviços essenciais. Vai vendo!

Nem o agravamento da pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul inibe as autoridades de tentarem o famoso “jeitinho brasileiro” para tentar levar vantagem em tudo. Quem o diga a Prefeitura de Bonito, que, no mesmo dia em que a cidade turística foi classificada com “Bandeira Cinza” pelo Prosseguir devido ao seu alto risco de contágio pela doença, inseriu os ramos de hotelaria e de hospedagem em geral, além dos atrativos turísticos, entre os “serviços essenciais”.

Para quem não sabe, Bonito, mesmo com a pandemia, nunca deixou de atrair centenas de turistas a cada feriado. Em decreto publicado pela Prefeitura, ficou definido que os estabelecimentos hoteleiros e passeios estão autorizados a operarem com 50% da capacidade, contanto que respeitem os protocolos de biossegurança. O documento também mantém a “lei seca” no município, proibindo qualquer forma de comercialização de bebida alcoólica, seja de forma presencial ou delivery, em todos os estabelecimentos comerciais.

O consumo de bebidas alcoólicas, tereré e narguilé, assim como a utilização de caixas térmicas, coolers, isopores e similares, nas ruas, avenidas, praças, calçadas e quaisquer outros espaços públicos também foi vedada. O decreto, no entanto, não cita sua validade ou período de vigência. O município não informou se as medidas continuarão valendo a partir de domingo (13), quando terá início a vigência do decreto estadual que prevê, dentre os serviços essenciais em sua maioria atividades de saúde, segurança, dentre outros serviços públicos indispensáveis.