Um homem identificado apenas como “Jabuti” anunciou a venda de papagaios em um grupo de um condomínio residencial na manhã de ontem (1º) em Campo Grande (MS). Para quem não sabe, comercializar animais silvestres é crime e dá cadeia, porém, alheio ao fato, o cidadão fez o anúncio em um grupo de WhatsApp com mais de 128 pessoas.
Conforme apurado pela reportagem do jornal Correio do Estado, o custo de um papagaio gira em torno de R$ 2 mil a R$ 10 mil. “Bom dia, temos papagaios à venda”, disse “Jabuti”, sem saber que a comercialização de animais silvestres é crime ambiental e pode levar os comerciantes a detenção de seis meses a um ano, além de multa.
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, pratica crime contra a fauna aquele que “vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.”
Formado majoritariamente por moradores, a mensagem geral do grupo é esclarecedora e contrária a qualquer tipo de venda: “Grupo destinado a assuntos do condomínio! Por favor utilize este grupo apenas para isso e não para postar vendas. Para vendas existem outros grupos. O não cumprimento da mesma (ordem) poderá ocasionar em remoção!”.
Vai vendo!!!