Isso é safadeza! Procon vê abuso em antecipação de aumentos dos combustíveis e promete autuação

Com inúmeras denúncias, o Procon constatou abuso por parte dos proprietários de postos e de distribuidoras de combustíveis em Campo Grande (MS), que anteciparam para ontem (10) o reajuste nos preços da gasolina e do óleo diesel autorizado pela Petrobras a partir desta sexta-feira (11).

“É uma cadeia de abusos. Não é só o posto de revenda, a distribuidora também vem praticando abuso em cima de abuso”, queixou-se o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, que colocou todos seus fiscais nas ruas no início da noite de ontem (10) para autuar os estabelecimentos que cometeram a irregularidade.

O órgão de defesa do consumidor recebeu centenas de denúncias de que as distribuidoras estavam vendendo combustíveis ontem já com o preço novo. Além disso, as distribuidoras que não estavam fazendo isso decidiram segurar os combustíveis para vender apenas hoje com o novo preço.

A orientação do Procon para os proprietários de veículos que abasteceram ou ainda vão abastecer solicitem os cupons fiscais aos estabelecimentos, pois é uma forma de ajudar na fiscalização. No início da tarde de ontem, foram flagrados vários postos subindo o preço da gasolina em pelo menos R$ 0,50 por litro.

Após quase dois meses com os preços congelados e em meio a pressões para não trazer a volatilidade do mercado externo para o Brasil, a Petrobras autorizou aumento de 18,7% para a gasolina, de 24,9% para o diesel e de 16% para o gás de cozinha. “Após 57 dias, a Petrobras fará ajustes nos preços de gasolina e diesel. E, após 152 dias, a Petrobras ajustará preços de GLP”, informou a empresa em nota.