IBGE revela que taxa de analfabetismo caiu em MS que tem ainda 86 mil que não sabem ler

Dados do Módulo Anual sobre Educação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, produzidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelam que, entre os anos de 2022 e 2023, a taxa de analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos de idade caiu 0,1% em Mato Grosso do Sul, atingindo a marca de 3,9%.
No ano passado, conforme o IBGE, Mato Grosso do Sul tinha 86 mil pessoas da faixa etária analfabetas, sendo que entre as Unidades da Federação, o Estado tem a 7ª menor taxa, sendo que o Distrito Federal é o líder do ranking (1,7%) e Alagoas o pior colocado, com taxa de 14,2%.

A pesquisa revelou ainda que o analfabetismo está diretamente associado à idade, já que quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos. No grupo de pessoas de 60 anos ou mais, por exemplo, foram registrados 50 mil analfabetos no Estado, o que representa 58,1% dos analfabetos e equivale a uma taxa de 13,7%.

Ao incluir, gradualmente, os grupos etários mais novos, observa-se queda no analfabetismo: para 7,2% entre as pessoas com 40 anos ou mais; 4,7% entre aquelas com 25 anos ou mais; e 3,9% entre a população de 15 anos ou mais. O IBGE avalia que os resultados indicam que as gerações mais novas estão tendo um maior acesso à educação e sendo alfabetizadas ainda enquanto crianças.