Governo revoga decreto de emergência por Covid-19 no Estado com 77% de pessoas vacinadas

Demorou, mas finalmente chegou ao fim o decreto de emergência de saúde pública devido à Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Após reunião do Comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), o Governo do Estado decidiu revogar o status, que vigorava desde março de 2020, e já publicou a decisão na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Estado.

O índice da população totalmente imunizada é de 77%, mas o comitê continuará monitorando o coronavírus em todos os municípios. Os membros deliberaram pela revogação do fim da Emergência de Saúde Pública tendo em vista o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal, com disponibilidade de doses para a população, e a capacidade de assistência à saúde por parte do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dados recentes da SES (Secretaria Estadual de Saúde) apontam que os casos da Covid-19 voltaram a subir em Mato Grosso do Sul. Em uma semana, foram 1.314 novas confirmações da doença, enquanto nesta semana 23 pessoas estavam internadas, com nove em tratamento intensivo e respirando por aparelhos. Em relação às mortes pela doença, a média por dia tem sido de uma, com sete na última semana e dez na semana passada.

Segundo o Governo do Estado, o Prosseguir continua com suas competências com a SES apresentando o relatório semanal de monitoramento do vírus e incentivando, tanto a vacinação, quanto a testagem. Além disso, não haverá interrupção de nenhuma política pública de saúde.