Enxugando gelo! Procon autua 9 agências da Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú

 

Em atendimento às denúncias feitas pelos consumidores de Campo Grande (MS), a equipe do Procon autuou nove agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Itaú Unibanco, onde foram flagradas inúmeras irregularidades.

 

Em relação à Caixa Econômica Federal, que teve o maior número de denúncias, quatro agências foram autuadas: as das avenidas Eduardo Elias Zahran, Júlio de Castilhos e Bandeirantes e a do Bairro Aero Rancho. Já do Bradesco duas agências foram autuadas: a da Cidade Morena, no Bairro Amambaí, a da Avenida Eduardo Elias Zahran.

 

No caso do Banco do Brasil, apenas a agência da Avenida Júlio de Castilhos foi autuada, enquanto do Santander foi apenas a agência da Avenida Bandeirantes e do Itaú Unibanco foi só a agência da Avenida Júlio de Castilhos.

 

As irregularidades constatadas são recorrentes, como excesso de espera para atendimento, que nas agências da Caixa superaram 1h2. Em tempo de pandemia, foi verificada ainda a ausência de cuidados que concorressem para evitar a proliferação da Covid-19, como é o caso de desrespeito ao distanciamento e falta de produtos para higienização.

 

Problema combatido pelo Procon em obediência à legislação estadual, a emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível foi verificada na maioria das agências, bem como a ausência de exemplar da lei que regulamenta o atendimento preferencial a gestantes, idosos, mães com crianças ao colo, idosos, portadores de necessidades especiais e autistas.