Ensino Fundamental terá 25,4 mil novas vagas na rede estadual para desafogar municípios

A Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul abrirá 25.421 vagas para o Ensino Fundamental, parcial e integral, para o ano letivo de 2024 para desafogar os municípios que têm déficit de vagas na educação dos anos iniciais e, dessa forma, possam focar na Educação Infantil.

O secretário estadual de Educação, Helio Queiroz, disse que as prefeituras têm dificuldade em atender a educação infantil, principalmente de zero a 4 anos de idade. O Estado entendeu essa necessidade e buscou formas de atenuar esse problema que as prefeituras vêm enfrentando, oferecendo vagas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O Estado deve focar nos anos finais do Fundamental e no Ensino Médio, mas para agora, o governo entendeu a necessidade de contribuir com as prefeituras para que elas possam abrir vagas na Educação Infantil. Dessa forma, a Rede Estadual passará a oferecer novamente ensino dos primeiros anos do Ensino Fundamental, assumindo turmas que deveriam ser da rede municipal.

Das vagas de ensino fundamental, 9.104 serão para ensino parcial e 16.317 para o integral, que é o foco do governo. Essa é a grande dificuldade dos municípios, que não têm culpa de não conseguir colocar todas as crianças pequenas dentro da escola.

Para o secretário, é inviável o prefeito imaginar ampliar o ensino integral, manter a criança mais tempo na escola, sendo que outra não tem espaço em uma escola, nem que seja parcial, então acaba que essa situação tira dos menores a possibilidade de estudar em uma escola de tempo integral.

No total, contando com o Ensino Médio, a Rede Estadual oferece 38.940 vagas para o ano letivo de 2024. O período de matrículas começa nesta terça-feira (7) e segue até o dia 4 de janeiro de 2024.

As matrículas poderão ser feitas pelo site da Matrícula Digital, pelo telefone 0800 647 0028 ou pessoalmente na Central de Matrículas, localizada na Rua Joaquim Murtinho nº 2.612, em frente à Escola Hércules Maymone. É importante se atentar aos prazos sempre e aquele critério das três escolas.

Primeira, segunda e terceira opção, a gente tenta atender a todos dos mesmos espaços, às vezes não dá para atender a primeira opção, mas vai na segunda e depois na terceira, mas todo mundo tem a sua vaga garantida na rede estadual.