Energisa culpa ‘inverno quente’ para surpreender consumidores com contas de luz “salgadas”

Os consumidores de energia elétrica atendidas pela concessionária Energisa tiveram uma surpresa desagradável neste mês com as contas de luz chegando com valores até 44,8% maiores. De acordo com matéria publicada pelo jornal O Estado MS, a empresa culpa as altas temperaturas do inverno para o aumento salgado nas contas.

Para quem pagou R$ 278,33 no mês de julho, a conta de R$ 403,23 do mês de agosto pesou no bolso. O maior consumo já era previsto pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que projetou para setembro um crescimento de 3,4% na demanda por eletricidade no País, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Com tal cenário, Energisa alerta para que consumidores economizem já que o maior gasto reflete diretamente nos tributos e encargos inclusos na conta, tais como a Cosip (custeio da iluminação pública) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Segundo o movimento popular Energia Cara Não, as reclamações têm sido constantes e muitos consumidores chegaram a receber contas de até R$ 900,00. Vale lembrar que, desde a chegada da pandemia do novo coronavírus, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no dia 26 de maio, optou por manter a bandeira tarifária verde até o dia 31 de dezembro deste ano.

Com isso, os consumidores não terão acréscimos na tarifa. A medida foi tomada em virtude do cenário de pandemia da Covid-19. Em março deste ano, a Agência declarou a proibição do corte de energia por 90 dias com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Com isso, a decisão permaneceu vigente até o dia 31 de julho. Contudo, em julho, a agência informou que manteria a decisão da proibição de cortes para os consumidores de baixa renda até 31 de dezembro.

Questionada se o maior consumo é recorrente nos meses mais quentes do ano, a Energisa recomenda que os clientes se atentem a esses períodos principalmente após a chegada da pandemia e do isolamento social que contribuem para um número maior de pessoas nas residências e o consequente consumo.

Além disso, pontua que caso os consumidores encontrem divergências e dúvidas sobre os valores pagos em suas contas que entrem em contato a fim de que uma análise completa seja realizada.

A Energisa orienta ainda que o cliente sempre entre em contato com a concessionária para que a análise seja feita individualmente, utilizando preferencialmente os canais de atendimento digitais, que funcionam 24h e estão prontos para solucionar demandas desde parcelamento de contas a solicitações de novas ligações e troca de titularidade.

Com o aumento de reclamações, o Concen destaca que contas podem ter redução no próximo ano. Nas últimas semanas o número de consumidores insatisfeitos com os valores cobrados em suas contas de luz aumentou, mas uma possível redução na tarifa só acontecerá no próximo ano e a luta pela cobrança em valor fixo do ICMS.

A Energisa Mato Grosso do Sul está com uma tarifa um pouco maior do que antes da pandemia (6,9%). Para o ano que vem, há uma perspectiva de diminuição da tarifa entre 5% e 15%. A preocupação são os tributos que impactam até 47%, algo difícil de ser modificado, pois todos os valores possuem uma lei para a sua cobrança.