Em MS, só 36% das crianças estão com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, é preocupante!

Boletim do Painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde) da SES (Secretaria Estadual de Saúde) apontou estagnação da procura pela vacinação contra a doença entre as crianças em Mato Grosso do Sul. Apenas 36% delas estão com o esquema vacinal completo, pois mais de 154 mil crianças receberam a 1ª dose de algum dos imunizantes contra a Covid-19 no Estado, mas apenas 55,7 mil procuraram a 2ª dose.

Na Capital, o índice é de 45% e, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 42,9 mil crianças tomaram a 1ª dose e 19,7 mil a 2ª. Apesar de estar acima da média do Estado, ainda é abaixo do ideal e esse abandono vacinal têm preocupado especialistas, pois, com a volta às aulas e às atividades sociais, a circulação de variantes mais contagiosas aumenta e vacinar as crianças é essencial para conter a circulação do vírus.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que já distribuiu para os Estados e Distrito Federal o total de 21,3 milhões de vacinas para imunizar a população de 5 a 11 anos com a 1ª dose e mais 18,7 milhões para a 2ª dose. Desde o início da campanha de vacinação infantil, o quantitativo de doses é distribuído de maneira proporcional e igualitária, e pactuado de forma conjunta entre o Ministério da Saúde e representantes dos Estados, municípios e DF.