Das 22 mil crianças cadastradas na Capital, só 5 mil receberam a vacina até agora. Vai vendo!

Passada uma semana do início da vacinação infantil contra a Covid-19 em Campo Grande, a procura pelo imunizante se mantém longe das expectativas. Das 90 mil crianças com 5 a 11 anos da Capital, somente 5.143 foram vacinadas, ou seja, 94,44% seguem sem a imunização.

Além disso, pelo menos, 22 mil estão cadastradas no sistema, o que indica que 77,27% dos cadastrados não receberam a dose. A expectativa é de que a Capital inicie a aplicação das 28 mil doses da CoronaVac neste público, a partir da próxima segunda-feira (24).

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, relata que a secretaria esperava que a vacinação infantil seguisse o padrão observado nos outros públicos, com alta procura e esgotamento das doses logo no primeiro dia, mas não foi o que aconteceu.

Na quinta-feira (20), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacina CoronaVac contra a COVID-19 em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade no Brasil, com restrição da aplicação em imunossuprimidos dessa faixa etária.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aguarda a deliberação do Ministério da Saúde para utilizar a CoronaVac na vacinação de crianças e adolescentes. Assim que ela acontecer, a Capital deverá estabelecer um novo calendário. A pasta informa que o município possui 28 mil doses do imunizante em estoque.

Atualmente, Campo Grande conta com 40 pontos de vacinação disponíveis para o público infantil, das 8h às 16h45, todos os dias. Para os adultos, a vacinação é somente no período da tarde nas unidades de saúde, além da parceria com a Cruz Vermelha com o “Ônibus da Vacina”, que está circulando nos bairros para facilitar o acesso da população. Com informações do jornal O Estado MS