Covid não dá trégua! Morre em São Paulo o 3º paciente com Covid-19 “exportada” de MS por falta de UTI

Como uma crônica da morte anunciada, faleceram, ontem (08) e hoje (09), em São Paulo (SP), o 2º e o 3º pacientes com Covid-19 em situação crítica “exportado” de Mato Grosso do Sul para outros Estados devido à falta de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Trata-se de Antônio de Souza Ferreira, 53 anos, mais conhecido como “Toninho do Pesqueiro Sebastião”, morador de Maracaju (MS), e um idoso de 66 anos, cujo nome não foi revelado ainda.

No caso de Antônio de Souza Ferreira, ele estava internado no Hospital Geral Vila Penteado, depois de ser transferido junto com outros quatro pacientes no dia 6 de junho. Já o idoso de 66 anos morreu no início da manhã desta quarta-feira (09), em São Paulo, sendo que era de Campo Grande e é o 3º paciente, entre 21 remanejados para outros Estados, que não resistiu.

A primeira paciente que morreu após transferência foi Nice Menani, de 52 anos. Ela era moradora em Dourados (MS) e tinha sido levada para Rondônia no dia 4 de junho, de onde recebeu alta da UTI, mas voltou a apresentar piora. A Secretaria Estadual de Saúde ainda estava organizando os trâmites para o translado do corpo da mulher e agora começa a providenciar também o transporte da vítima de Maracaju e da vítima de Campo Grande.

Até o momento foram mais de 21 pacientes transferidos para outros Estados. Para o Estado de Rondônia foram levados nove pacientes, sete deles saíram de Dourados, um de Bonito e outro de Itaquiraí. No domingo, dos cinco pacientes transferidos para São Paulo, dois eram de Campo Grande e três de Maracaju. E, segunda-feira, foram mais duas pessoas que estavam internadas em São Gabriel do Oeste, levadas também para São Paulo, enquanto ontem (08) mais cinco também foram transferidos.

Segundo os últimos dados divulgados pela SES, na terça-feira, Mato Grosso do Sul tinha 1.339 pacientes hospitalizados por causa da Covid-19. Era o maior número de toda a pandemia. Dos hospitalizados, 774 estavam em leitos clínicos e 565 em unidades de terapia intensiva (UTIs). O Estado tinha mais 293 pacientes que estavam em unidades de saúde aguardando vaga para transferência para leitos clínicos e de UTI em hospitais. Eles estão com a doença ou são casos suspeitos.