Cidade em alerta! Sejusp registra aumento de 22% no número de homicídios na Capital em 8 meses

Levantamento da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) divulgado nesta sexta-feira (12) pelo jornal Correio do Estado revela um aumento de 22% no número de homicídios em Campo Grande no período de janeiro a agosto deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a reportagem, mesmo antes de o mês de agosto terminar, a Capital já registrou 78 assassinatos em oito meses, enquanto de janeiro a agosto de 2021 esse número foi de 64.

Em toda a série histórica da Secretaria, que começou em janeiro de 2012, o ano com maior número de homicídios em Campo Grande foi 2016, quando chegaram a ser registrados 102 assassinatos. Para a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social da Capital, esses números podem ter pelo menos três fatores: facilitação para a compra de armas de fogo, proximidade com as fronteiras com o Paraguai e Bolívia e aumento da população da cidade.

Ainda na avaliação da Secretaria Especial, nos últimos dois anos, o acesso a armas de fogos foi facilitado pelo Governo Federal e muitos moradores de Campo Grande passaram a andar armados. Além disso, a Polícia tem registrado a apreensão de armas de grosso calibre e a melhor explicação para que criminosos tenham acesso a esse tipo de armamento é a proximidade com as fronteiras com a Bolívia e Paraguai. Ainda tem o fato de a população da cidade ter passado de um milhão de habitantes.

Vai vendo!!!