Choque no bolso! Conta de luz deve ficar 15% mais cara no Estado a partir de sexta-feira. Vai vendo!

Se a conta de luz já estava cara em Mato Grosso do Sul, a situação vai ficar ainda pior a partir de sexta-feira (8) para os clientes da Energisa. Isso porque a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve autorizar nesta terça-feira (5) reajuste da tarifa de energia elétrica dos 1,084 milhão de consumidores atendidos pela concessionária no Estado Energisa MS (EMS).

Para assegurar que o índice estimado fique em torno de 15%, a Anvisa autorizou que a concessionária faça empréstimos bancários de R$ 178,6 milhões a serem pagos pelos consumidores em 2023 para cobrir o rombo causado pela escassez hídrica do ano passado, mesmo com a concessionária registrando aumento de 75,7% no lucro em 2021.

Essa transação financeira, de acordo com a Aneel, evitará que o aumento seja muito superior aos 15% estimados, uma vez que retira do cálculo da tarifa 4,14 pontos percentuais. Embora tenha adotado este procedimento e as bandeiras tarifárias extras cobradas do consumidor para conter a disparada no valor da conta de luz, o custo da energia elétrica (cotada em dólar) adquirida pela concessionária e a disparada da inflação nos últimos 12 meses mantém o reajuste elevado.

Um dos índices utilizados para definir a nova tarifa é o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), que chega a 16,12% no ano (entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano). Por ainda não ter o IGPM de março, foi apresentado um relatório parcial sobre o percentual de reajuste no dia 29 do mês passado.

O processo com o parecer final que define o percentual do aumento será apresentado pelo diretor Sandoval de Araújo Feitosa Neto, sendo que o relatório precisa ser aprovado pela diretoria da autarquia na terça-feira para que a nova tarifa de luz entre em vigor dia 8.

Vai vendo!!!