Carta Aberta retrata o desabafo de um empresário

Falando sobre meus erros

Fui denunciado por lavagem de dinheiro ( e não formação de quadrilha ou corrupção como há alguns sites de notícias divulgando por aí) pelo Ministério Público Estadual de MS! Operação Toque de Midas!
Preciso explicar isto de uma forma muito transparente pois muitas pessoas estão fazendo juízo equivocado da situação.
Muitas pessoas do meu convívio particular ( colegas de faculdade, pessoas de grupo de protesto, companheiros de igreja, etc…).
Além disto algumas mídias mequetrefes estão sendo usadas para me colocar como corrupto e quadrilheiro e atingir pessoas dignas que estão lutando para melhorar este país como o Vinicius Siqueira e Dijalma Mazali Alves .
Ninguém ser penalizado pelos meus erros a não ser eu mesmo.
Sou responsável por eles e entendo que tenho que lidar com as consequências que eles me trazem.
Foi exatamente as duas frases acima que usei no meu depoimento ao Ministério Público como fui chamado com testemunha.
O que ocorreu realmente?
Eu fui apresentado ao André Scaff em 2.013 por conta de um empreendimento que eu estava lançando e ele adquiriu uma unidade com pagamento parcelado durante a obra, ele pagou normalmente é isto foi declarado, assim como de todos os clientes.
Passado mais de ano ele adquiriu outra unidade de outro empreendimento e pagou da mesma forma.
A está altura ele era procurador da Câmara e eu já sabia que ele emprestava dinheiro a juros.
Estava passando por algumas dificuldades e recorri a ele pegando dinheiro emprestado e pagando-o posteriormente.
Não havia nada contra ele até aquele momento e quando da venda dos imóveis eu pedi a ele a declaração de imposto de renda e ele já tinha declarado uma quantidade razoável de imóveis de locação.
Conforme fui pagando-o, pois o fiz de forma parcelada, tivemos uma conversa sobre setor imobiliário e ele me disse que estava com um problema é que precisaria da minha ajuda.
Eu perguntei sobre o que se tratava e ele me disse que havia adquirido uma área de uma pessoa e que esta pessoa estava já tinha uma idade avançada e que ele estava receoso pois ainda não havia passado o terreno para o nome dele, porém não tinha caixa contábil para declarar aquele ano e perguntou se poderia colocar em meu nome é que logo depois ele iria tranferir para o nome dele assim que ele regularizasse a situação dele.
Foi neste momento que eu cometi um erro : disse sim.
Escriturei um terreno que não era meu em meu nome por causa de uma situação contábil.
Não peguei dinheiro de corrupção, não me beneficiei em nada é muito menos participei de uma quadrilha!
Quando virou o ano eu estava tendo alguns problemas jurídicos e solicitei ao André que tirasse a área de meu pois não queria correr o risco de que alguém criasse algum problema sobre a área…e ele assim o fez mas não colocou no seu nome e sim no nome de outra pessoa…
Na denúncia do Ministério Público há a seguinte frase: o Sr. Jean Michel falou toda a verdade em relação a situação do terreno…
Concluindo meu erro foi ter colocado uma área em meu nome que não era minha.
Eu errei e assumi isto perante as autoridades competentes, como um homem deve fazer!
Esta é a verdade dos fatos sobre este episódio.

Jean Michel Marsala

Empresário