Cara de pau? Bernal volta a recorrer à Justiça para disputar eleição. Peque seu banquinho….

O ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que está inelegível por cinco anos após ser condenado a pagar multa de R$ 1 milhão por esquema de desvio de verba em contratações irregulares em 2016, pediu que a Justiça reveja a decisão com urgência, pelo menos no que diz respeito à inelegibilidade, porque quer concorrer a deputado federal nas eleições de outubro.

Segundo o site Campo Grande News, a pressa se deve ao fato de que a convenção do seu partido será nesta sexta-feira (5), último dia para que os pré-candidatos oficializem candidatura perante à Justiça Eleitoral. Bernal alega que já foi vereador, deputado estadual, prefeito e, portanto, “tem direito constitucional à elegibilidade”, pois pretende disputar cargo eletivo em 2022.

A condenação ocorreu na ação oriunda da “Operação Urutau”, que desmantelou esquema de desvio de verba feito por contratações irregulares feitas pela Prefeitura junto à Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária e Omep (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar) em 2016.

No pedido, ele alega que, embora seja inocente, durante a apuração houve determinação de bloqueio de bens no valor de R$ 16 milhões, fato que, divulgado pela imprensa e usado por seus adversários políticos, “causou a desmoralização pessoal, familiar, profissional, política, destruindo a saúde e causando a ruína financeira de Alcides Bernal”.

Após argumentação, no último dia 27, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa pediu que o MPE (Ministério Público Estadual) se manifestasse dentro de 15 dias se é favorável ou não a extinguir as penalidades. No entanto, o ex-prefeito pediu urgência justamente porque a convenção partidária será realizada na manhã do dia 5 de agosto.