Capital investiga 1ª morte por hepatite “misteriosa” e MS tem 4 amostras em análise. Muita preocupação!

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que já investiga a possibilidade de a hepatite “misteriosa” ter provocado a 1ª morte em Campo Grande. Em todo o Estado, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) apontou que já estão sendo analisadas quatro amostras, sendo dois pacientes da Capital, um residente em Dourados e outro de Ponta Porã.

Segundo o jornal O Estado MS, o paciente que veio a óbito estava internado na Capital e as amostras que devem comprovar ou descartar a doença seguem sendo analisadas. Os demais pacientes seguem em recuperação e estáveis. O paciente, do sexo masculino, 1 ano, residente de Dourados, estava internado na Cassems da Capital e evoluiu a óbito em 8/5. Os demais encontram-se em observação e o quadro de saúde é estável”.

Conforme já informado anteriormente, a SES emitiu no dia 12 de maio uma Comunicação de Risco e realizou uma webconferência com os 79 municípios sobre eventuais casos prováveis. A SES esclarece que o Cievs Estadual vem acompanhado e que está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional) e que a cada nova orientação é transmitida para os municípios.

Segundo o guia, os principais sintomas de hepatite aguda são: mialgia, náusea, vômito, letargia, fadiga, febre, dor abdominal, diarreia, icterícia. Em casos graves, insuficiência hepática aguda com encefalopatia. Já os sinais e sintomas de hepatite fulminante são: insuficiência hepática aguda, caracterizada pelo surgimento de icterícia, coagulopatia e encefalopatia hepática em um intervalo de até oito semanas. A fisiopatologia está relacionada à degeneração e à necrose maciça dos hepatócitos. O quadro neurológico progride para o coma ao longo de poucos dias após a apresentação inicial.