Capital é 4ª do Brasil em número de homens que bebem muito e o reflexo disso está no trânsito!

Um levantamento realizado pela Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico) entre todas as capitais brasileiras coloca Campo Grande como a 4ª do Brasil onde os homens consumem muitas bebidas alcoólicas. A pesquisa explica um pouco o fato de o trânsito da Capital ter tantos motoristas do sexo masculino embriagados ao volante.

Para fazer o levantamento, a Vigitel levou em consideração a frequência de consumo abusivo de bebida alcoólica de cinco ou mais doses de uma vez nos últimos 30 dias anteriores à data da pesquisa. A capital brasileira que mais consome bebida alcoólica é Palmas (TO) e Salvador (BA), onde 32% dos homens bebem, enquanto em terceiro e quarto lugares aparecem Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS), com 31%.

Do público feminino, apenas 9% das mulheres em Campo Grande consomem bebida alcoólica, colocando a capital sul-mato-grossense em 18ª colocação. A pesquisa também mostra que as mulheres brasileiras não bebem exageradamente, pois a capital do país que teve percentual maior, foi Salvador, onde 17% das mulheres beberam cinco ou mais doses nos últimos trinta dias.

A Vitigel também questionou os entrevistados sobre dirigirem após a ingestão de álcool. Dos entrevistados, 14% dos homens admitiram que bebem e depois dirigem, enquanto 5% das mulheres também afirmaram pegar no volante após beber. O Vigitel é uma pesquisa telefônica realizada com maiores de 18 anos, nas 26 capitais e no Distrito Federal, sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Assim, entre fevereiro e dezembro de 2018, foram entrevistados por telefone 52.395 pessoas.