Campeão dos “podrões”: mais um supermercado da Rede Real é autuado pelo Procon. Que absurdo!

Mais uma unidade da Rede de Supermercados Real foi autuada pelo Procon por comercializar produtos vencidos. Trata-se da loja localizada na Rua Zacarias de Paula Nantes, no Conjunto União, em Campo Grande (MS), onde a equipe de fiscalização flagrou centenas de irregularidades prejudiciais ao consumidor, entre as quais produtos expostos com validade expirada, impróprios ao consumo por estarem armazenados em temperatura diferente da recomendada ou, ainda, por estarem deteriorados.

Entre os produtos vencidos, destaque para 63 pacotes perfazendo 708 sachês de temperos diversos, 243 embalagens de pó para gelatina alguns dos quais vencidos desde novembro do ano passado, 71 pacotes de pipoca para micro-ondas com vencimento desde abril de 2019, ameixas secas sem caroço cuja validade expirou em fevereiro daquele ano. Também, em quantidade considerável (26), foram encontrados biscoitos de vários tipos.

Ainda fora da validade e, consequentemente, sem condições de comercialização, o supermercado mantinha em exposição para vendas salgadinhos de trigo, pururucas, achocolatados, sopas, polvilho azedo, lasanha, hambúrgueres, bolos, farinha de mandioca, caldos, pó para sorvete e bebidas como cervejas e ice. Vários produtos perecíveis, que deveriam estar armazenados entre 4ºC e 8ºC, foram encontrados entre 19ºC e 20ºC.

Nessa situação estavam 22 quilos e 440 gramas de linguiças diversas e 16 embalagens de pão de alho. Classificados como impróprios ao consumo, por se encontrarem deteriorados ou apodrecidos constavam na seção de hortifrutis 10 quilos e 400 gramas de peras além de manga e pimentão. Outra infração verificada foi o fato do estabelecimento comercial não devolver, em espécie, o total do troco devido a consumidores.

O Procon informa ainda que a Rede de Supermercados Real é reincidente em autuações feitas pelo órgão de defesa do consumidor deste 2018, quando unidades do grupo foram notificadas, recebendo autos de infração por três vezes. As infrações foram apresentar 266 produtos vencidos, 160 impróprios, seis sem informações e 18 fora da temperatura.

Já em 2019, houve nova expedição de auto. Desta vez, foram encontrados 497 produtos vencidos, dois impróprios ao consumo e 35 fora de temperatura. E, para não perder o costume, agora em 2020 mais uma unidade da Rede de Supermercados Real é novamente autuada pela equipe de fiscalização.