Black fraude? Procon alerta consumidores sobre compras durante promoções de Novembro

O Procon emitiu alerta para os consumidores de Mato Grosso do Sul com a aproximação da já tradicional Black Friday, data em que, supostamente, o comércio de maneira geral realiza promoções com sensíveis descontos nos preços de seus produtos.

O órgão de defesa do consumidor chama a atenção para algumas precauções a serem tomadas visando evitar ciladas, verdadeiras “arapucas” armadas para pegar pessoas em épocas dessas supostas promoções.

Entre as orientações está que é necessário que se verifique e acompanhe os preços daquilo que se pretende adquirir com certa antecedência para saber se os preços foram corrigidos a maior para se aplicar “descontos” na hora da venda no que a população já convencionou definir que está pagado “a metade do dobro”.

O Procon recorda as inúmeras ocorrências de compras, principalmente virtuais, em que o produto adquirido é um e entregam outro completamente diferente. Em relação a negociações virtuais, o consumidor tem de atentar para o detalhe de que o preço divulgado não inclui o valor do frete que, não raro, é superior ao do produto.

Para evitar transtornos, sempre que for adquirir produtos pela internet, é recomendado estar atento à existência da figura de um cadeado – que demostra se tratar de site sério – na apresentação do site acessado o que pode dar certeza de compra segura.

Ainda nesse sentido, é sempre recomendável verificar o chat onde constem informações a respeito, printar a tela ou consultar site do Procon Estadual ou da Fundação São Paulo para verificar os sites não recomendados e assegurar estar fazendo um bom negócio. Não são poucas as empresas não confiáveis para compras virtuais.

Outro fator importante é focar na necessidade de adquirir ou não o produto, evitando comprar por impulso, de forma a não acontecer arrependimento posterior, além de atentar para o fato de haver redirecionamento do pedido o que pode configurar fraude ou induzir o comprador a erro.

Ofertas, seja durante a Black Friday ou em qualquer outra ocasião, o fornecedor não se exime de cumprir normas do Código de Defesa do Consumidor, tais como prazo de entrega e substituição de produto que contenha danos ou vícios.

O consumidor não deve se ater ao preço, mas levar em conta a validade, características e possíveis danos como o caso de embalagens danificadas. Em se tratando de eletrodomésticos, nunca deixar de testar o produto ao adquirir para não se arrepender posteriormente.