“Black death”! Casa China vira ‘point’ de pistoleiros que falharam ao tentar matar filho de vereadora

Felizmente, os pistoleiros “escalados” para duas execuções na região de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul falharam e as vítimas saíram com vida neste fim de semana. O primeiro atentado foi no sábado (31), no Shopping China, localizado em Pedro Juan Caballero (PY), contra o filho de uma vereadora de Ponta Porã (MS), enquanto o segundo foi no domingo (1º), na Rua Vital Brasil, no Bairro Residencial, em Ponta Porã (MS), contra um paraguaio que transitava pela via.

No caso do atentado no Shopping China, a vítima foi identificada como o promotor de eventos Gabriel Espindola Candia, 26 anos, que é filho da vereadora Any Espindola (PSDB) e neto do senador vitalício Pablino Espindola (ANR), do Paraguai. A tentativa de execução aconteceu por volta das 14h30 de sábado, quando a vítima se encontrava na praça de alimentação do Shopping China e foi atacada pelos pistoleiros.

O atentado foi no momento em que vários turistas estavam almoçando na companhia de seus familiares e amigos. Ao verem o indivíduo com arma em mão, eles iniciaram um corre-corre, tentando fugir do interior da praça de alimentação, provocando um grande tumulto. Nisso, Gabriel Candia, que era o alvo, correu e entrou no seu veículo, uma caminhonete da marca Toyota Hilux, cor preta, placa de Nova Andradina (MS).

Ele foi atacado por um outro pistoleiro que se encontrava, segundo testemunhas, no interior de um veículo tipo Onix, que realizou contra a caminhonete aproximadamente 11 disparos de pistola do calibre 9 mm. Dois desses tiros feriram o filho da vereadora, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros do Paraguai e encaminhado a uma clínica particular de Pedro Juan Caballero, onde se encontra em estado de observação e fora de perigo de morte.

O ataque gerou um pânico generalizado nos clientes do Shopping China e várias mães tiveram que correr com seus filhos pequeno nos braços, enquanto outros abandonaram seus pertences nas mesas durante o corre-corre que se desatou quando o pistoleiros iniciou os disparos de arma de fogo contra a vítima. No dia 25 de junho deste ano foi morto a tiros o ex-policial paraguaio Milciades Barreto Paredes, 43 anos, que saia do Shopping China acompanhado pela filha, quando foi executado a tiros de fuzil.

Outro atentado

No domingo (1º), o paraguaio Juan de La Cruz Cabrera, 28 anos, foi alvo da ação de pistoleiros por volta das 13h05, transitava pela Rua Vital Brasil, em Ponta Porã (MS). Ele foi atacado com três disparos de arma de fogo, possivelmente de revólver do calibre 38, sendo que populares ouviram os disparos e verificaram a vítima caída ao lado de sua motocicleta da marca Star, cor preta, placa HGO-955, do Paraguai.

Imediatamente, os populares alertaram a Polícia Militar, que, ao chegar ao local, encontraram a vítima sendo socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O paraguaio foi transferido ao Hospital Regional de Ponta Porã, onde se encontra internado fora de perigo de morte.

Populares informaram aos investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil, coordenados pelo delegado Juliano Cortez, que não chegaram a visualizar o autor dos disparos. Os policiais civis recolheram imagens das câmeras de segurança para identificar a situação e determinar se o caso seria uma tentativa de execução ou uma tentativa de assalto.