Agepen informa que 21 dos 646 presos liberados na “saidinha” de fim de ano não retornaram. Vai vendo!

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou, ontem (5), que 21 dos 646 presos que tiveram direito a saída temporária de fim de fim de ano não retornaram para as unidades onde cumpriam pena em Campo Grande, o que representa evasão de 3%. Na Capital, o prazo que começou no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, terminou no último dia 2 de janeiro.

Já no Estado, o dia de se apresentar novamente à Justiça acaba no próximo sábado (8) e, conforme a Agepen, os detentos que conseguiram o direito concedido pelo Poder Judiciários cumprem pena nos regimes semiaberto e aberto. “São internos que já estavam com acesso à rua pelo regime que cumprem. Internos do regime fechado não têm saídas temporárias”, informou a Agência.

No comparativo com o ano passado foi registrado aumento no percentual de evasão. Em 2021, dos 469 detentos que deixaram os presídios da Capital durante a “saidinha”, 11 não retornaram, número que representa uma evasão de 2,3%. A Agepen explica que as evasões são comunicadas à Justiça para que os presos sejam considerados foragidos.