A escalada continua! H3N2 já provocou 70 mortes em Mato Grosso do Sul nos últimos 40 dias

Dados do boletim epidemiológico divulgado ontem (31) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) revelam que, nos últimos 40 dias, o vírus influenza H3N2, variante Darwin, já provocou 70 mortes em Mato Grosso do Sul desde dezembro de 2021. Além disso, a taxa de letalidade é de 18,1% e a média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 2,7, ou seja, uma clara escalada de crescimento.

As duas mortes computadas ontem aconteceram no município de Campo Grande. Ainda conforme o boletim epidemiológico, as vítimas são duas mulheres, uma de 28 anos de idade e sem comorbidades e a outra de 82 anos de idade com histórico de doença cardiovascular crônica.

O total de notificações da doença está em 387 desde dezembro do ano passado. Por enquanto, a pessoa mais jovem a morrer pela doença é uma menina de apenas 3 anos de idade, que era moradora de Campo Grande. Ela teria morrido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino. O caso chegou até a Polícia Civil, após a mãe levar a criança duas vezes na unidade com a menina passando mal.