A Receita Federal e a Polícia Federal realizaram uma operação conjunta para desarticular uma organização criminosa que movimentou R$ 40 milhões com importação ilegal de produtos.
A Operação Uxoris, coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz/MS), teve como alvo crimes transnacionais, lavagem de dinheiro, contrabando e fraudes no sistema financeiro nacional.
A investigação revelou que o grupo atuava de forma estruturada na importação fraudulenta de produtos estrangeiros sem documentação fiscal e sem regularização aduaneira.
As mercadorias eram distribuídas em todo o país por meio de marketplaces e lojas físicas em Campo Grande.
Durante a operação, foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Além disso, foram sequestrados e colocados indisponíveis bens e valores de 20 pessoas físicas e jurídicas, totalizando cerca de R$ 40 milhões.
Também foram suspensas as atividades de 14 empresas, que usavam o esquema do “dólar-cabo” para pagar fornecedores no exterior.
Há ainda indícios de lavagem de dinheiro com ações para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores obtidos.
A operação foi nomeada em referência à denúncia feita pela ex-esposa do líder da organização, que procurou as autoridades após descobrir que seus documentos estavam sendo utilizados para abrir empresas de fachada.

