O Governo do Estado lançou, ontem (14), na WTM (World Travel Market) Latin America, uma das maiores vitrines do turismo mundial, o FAS (Festival América do Sul), que será realizado de 15 a 18 de maio em Corumbá (MS), e o FIB (Festival de Inverno de Bonito), que será de 20 a 24 de agosto em Bonito (MS).
A ação de lançamento aconteceu no estande do Estado na feira, em São Paulo (SP), com a presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, do diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, e do diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling.
Durante o lançamento, Bruno Wendling destacou a proposta de integrar os eventos culturais do estado como uma forma de impulsionar o turismo e promover a diversidade cultural sul-mato-grossense.
“Esse ano vamos além: não estamos falando de um único evento, mas de um conjunto de festivais que valorizam a nossa cultura, a arte, a música e a gastronomia. Estamos lançando a nova identidade dos festivais do Mato Grosso do Sul, para apresentar tudo isso também ao mercado nacional e motivar turistas de fora a conhecerem o Estado”, disse.
Já Eduardo Mendes apontou que, do coração do Pantanal às águas cristalinas da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul é um convite à experiência sensorial. “Nossos festivais não são apenas espetáculos de arte — são vivências que unem cultura, natureza e hospitalidade”, afirmou ao apresentar a programação dos eventos.
Ele também destacou que os dois festivais estão entre os maiores investimentos culturais do estado fora da capital. Realizado às margens do Rio Paraguai, em meio ao casario histórico de Corumbá, o Festival América do Sul chega à edição de 2025 com uma programação multicultural e nomes de peso da música latino-americana.
A proposta do evento é promover a integração dos países da América do Sul por meio da arte, do diálogo e da celebração da diversidade. A grade musical contempla artistas consagrados, como a dupla Duduca & Dalvan na abertura (15 de maio), o rapper Xamã (16), a diva Alcione e o espetáculo internacional Buena Vista Social Club Tribute (17), além do grupo Pixote, que encerra a festa com muito romantismo (18).
Além dos shows, o festival promove teatro, dança, cinema, circo e literatura, reunindo atrações de todas as idades e estilos. Um dos destaques deste ano será a Orquestra América do Sul, composta por músicos de todos os países sul-americanos. “Será uma apresentação histórica: uma orquestra formada por representantes de cada país da América do Sul, tocando juntos todos os dias do festival”, revelou Eduardo Mendes.
A cidade de Bonito, referência internacional em ecoturismo, será palco do Festival de Inverno em agosto. Shows gratuitos em praças ao ar livre, oficinas culturais, exposições e apresentações de teatro e dança farão parte da programação. “O Festival de Inverno é multicultural, abarca 17 áreas da cultura e ainda traz uma imersão única na natureza. É arte, gastronomia, formação, sustentabilidade e economia criativa”, pontuou o diretor-presidente da FCMS.
Entre os principais nomes da música que sobem ao palco do festival estão Elba Ramalho e Maestro Spok (20 de agosto), Titãs (21), Samuel Rosa (22), Jorge Aragão (23) e a dupla Guilherme & Santiago (24), que encerra o evento com muita animação. Para o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, ao lançar os dois festivais durante a WTM, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social.
“O nosso governador Eduardo Riedel é sensível à cultura e sabe o retorno que ela traz, não só em termos de identidade, mas também como motor do turismo e da economia para a nossa população”, disse. A presença na WTM também foi estratégica para convidar operadores e agentes de turismo a criarem pacotes e divulgarem os festivais em seus mercados. “Temos estrutura, segurança, beleza natural e uma programação de altíssimo nível. Mato Grosso do Sul está pronto para receber o Brasil e o mundo. Corumbá e Bonito estão de portas abertas”, concluiu o secretário.