MS já tem mais de 40 mil casos e 40 mortes por dengue somente neste ano

Boletim Epidemiológico da dengue, divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), revela que, devido às altas temperaturas climáticas registradas em Mato Grosso do Sul, o Estado já contabiliza, somente neste ano, 40.176 casos confirmados e 40 óbitos por dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

 

O número de casos e de mortes é visto com preocupação pela SES, já que representa o dobro das ocorrências registradas no ano passado, quando foram 20 mortes e 21.328 casos confirmados. Entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 74 deles classificam-se com alta incidência de casos prováveis, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Ribas do Rio Pardo, Terenos, Paranaíba e Tacuru apresentam incidência média, enquanto apenas Aparecida do Taboado atinge baixa incidência. Campo Grande lidera a lista com o maior número de casos confirmados da doença, com 11.801, seguida por Três Lagoas (4.613) e Corumbá (2.202). 

 

Apesar da capital apresentar altos números de contaminação, possui baixa incidência por número de habitantes. O município de Alcinópolis é responsável pela maior incidência de confirmações do estado, com 9.036,8.

 

Se os casos em Mato Grosso do Sul aumentaram em relação ao ano anterior, no restante do país os índices têm diminuído, de acordo com o Ministério da Saúde. Na 15ª semana do ano, de 9 a 15 de abril, foram registrados 114.255 casos suspeitos da doença. 

 

Na 35ª semana, de 27 de agosto e 2 de setembro, houve 3.254 casos de dengue. Com uma “expressiva queda” de 97% do número de casos notificados de dengue no Brasil, entre abril e setembro, o Ministério da Saúde atribui o resultado às parcerias adotadas com secretarias estaduais e municipais de Saúde.

 

Por fim, o Ministério destaca que em 2023, o total de “casos prováveis” da doença registrados até fim de agosto estava em pouco mais de 1,5 milhão – número ligeiramente maior do que o anotado durante todo o ano de 2022, quando houve quase 1,4 milhão de registros.