O Governo do Estado informou, nesta quarta-feira (5), que já estão concluídos mais de 50% das obras de pavimentação da “Estrado do 21”, que segue em quatro frentes de trabalho e deve se tornar a principal rota para Bonito. Parte do percurso foi asfaltado, novas pontes foram colocadas, a drenagem foi feita e até túneis para passagem de animais foram construídos.
Segundo o Estado, a obra na rodovia MS-345 vai reduzir em até 40 quilômetros a distância de Campo Grande a Bonito. Ela começa no “Posto 21” em Anastácio e segue rumo a capital do ecoturismo, passando no meio do caminho pelo distrito de Águas do Miranda, um polo de pescaria esportiva do Estado.
Ela é dividida em quatro lotes, sendo que no primeiro, que sai do trevo da BR-419, em Anastácio, já teve mais de 63% das atividades concluídas e a obra está bem adiantada, com boa parte dos 28,65 quilômetros já pavimentados e as máquinas seguem na pista colocando a capa de asfalto.
No segundo lote da obra, que chega ao Distrito de Águas do Miranda a pavimentação está quase pronta, o TSD (Tratamento superficial duplo) já foi concluído, faltando a capa de asfalto final na pista. Lá são mais 23 quilômetros, e passa por este importante polo de pesca do Estado. Local que atrai turistas e traz movimento, emprego e renda aos comerciantes.
A engenheira responsável por este trecho, Lorena Rafaeli Amorim, destacou que o trabalho está bem adiantado. “Já estamos com nosso TSD todo pronto e em julho iniciamos a capa de asfalto. Todas as nossas obras de arte estão concluídas e seguimos com o trabalho de drenagem”.
Os dois últimos lotes da “Estrada do 21” chegam a Bonito, a principal cidade turística do Estado, que se tornou referência nacional e internacional. Neste caminho estão sendo construídos 14 pontos, túneis para passagem de animais silvestres e estacionamento para contemplação da natureza.
O terceiro lote com 22,74 quilômetros já tem mais de 50% das atividades prontas. A drenagem está na reta final, terraplanagem implantada e avanço nos bueiros para passagens dos animais, dentro do programa Estrada Viva. Neste trecho seis pontes estão sendo implantadas. A conclusão da pavimentação será a última etapa.
Já no quarto lote que chega à cidade de Bonito, os trabalhos também seguem em pleno vapor com 75% das atividades prontas, com cinco pontes concluídas, terraplanagem avançada e tuneis dos animais instalados. Está sendo implantado ainda um local de estacionamento de veículos para que as pessoas possam descansar e contemplar a natureza.
“Após grande quantidade de chuva do início do ano, estamos aproveitando a estiagem para dar uma acelerada e terminar o quanto antes a terraplanagem, para depois iniciar a parte da linha de produção com a pavimentação. A questão do projeto da Estrada Viva já concluímos ele todo, trazendo grande benefício para passagem de fauna”, explicou Guilherme Ramalho, engenheiro responsável por estes dois últimos lotes.
A conclusão da Estrada do 21 no segundo semestre deste ano vai “encurtar caminhos”, potencializar a economia e turismo da região, além de dar mais comodidade e segurança para quem trafega no trecho. Os benefícios econômicos e sociais são imensuráveis. Retrato de uma gestão próspera, verde e inclusiva.
“Essa é uma obra emblemática, que atende a comunidade local, fomenta o turismo e encurta o caminho até Campo Grande. Esse é nosso objetivo, atender as pessoas com obras de qualidade que melhoram a infraestrutura do Estado e dão resultados para todos”, destacou o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).