Arrochado! Com a PM nas ruas, fim de semana promete ser linha dura no combate à Covid-19

A presença maciça da Polícia Militar nas ruas, juntamente com os promotores de Justiça do MPE (Ministério Público Estadual), para dar apoio à Guarda Municipal no cumprimento das restrições impostas pela Prefeitura de Campo Grande (MS) para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) promete um fim de semana linha dura contra quem tentar furar o toque de recolher das 20 horas até às 5 horas do dia seguinte.

No fim de semana passado, primeiro com o mini-lockdown e mesmo com a duração de nove horas por noite em que só as saídas essenciais são permitidas, os flagrantes continuaram ocorrendo pelas ruas da Capital. Agora, neste segundo fim de semana das novas medidas, com um aumento do reforço da PM e do MPE, a expectativa da Prefeitura é que as pessoas fiquem em casa e não tentem permanecer em bares ou conveniências após o toque de recolher.

A promessa é de fiscalização intensificada, principalmente entre a noite desta sexta-feira (24), madrugada e noite de sábado (25) e madrugada e noite de domingo (26), quando há uma alta no número de abordagens. A Guarda Municipal espera um aumento nas autuações administrativas e também em questões criminais, pois muitas pessoas ainda não entenderam a gravidade da doença.

O endurecimento das medidas é necessário, pois, mesmo com a crescente alta nos casos do novo coronavírus, apenas no período do novo horário do toque de recolher foram identificados mais de 4,1 mil casos, sendo mais da metade registrada em todo o município. Ainda assim, a Guarda Municipal abordou mais de 2,2 mil pessoas durante as fiscalizações.

A Polícia Militar iniciou o apoio ao município no momento em que o toque de recolher foi estabelecido às 20 horas. A partir do último fim de semana, em que foi implantado o “semi-lockdown”, as equipes uniram a Operação Toque de Recolher. Diariamente são destacadas sete equipes que são responsáveis pelas sete regiões de Campo Grande. Com a chegada do fim de semana, o serviço precisa ser reforçado, pois existe um aumento no registro de descumprimento das medidas.

Apesar de haver a possibilidade de prisão, as medidas continuam sendo desrespeitadas diariamente. O monitoramento é realizado em toda a área urbana, com foco principalmente nos locais que possuem alta incidência de aglomerações. No último fim de semana, em que Campo Grande operou em um “semi-lockdown”, foram abordadas 414 pessoas descumprindo o toque de recolher na Capital. Para evitar que essa situação se repita, as atividades serão mais rigorosas.