Uma operação conjunta entre a Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, e a Polícia Civil do Paraná está “caçando” aviões clonados nos dois Estados. As duas forças policiais cumpriram mandados de buscas e apreensões em residência, oficina aeronáutica e hangares no aeroporto da cidade de Andirá, no Estado do Paraná.
Segundo a Polícia, aeronaves são remontadas com o que sobrar de sinistros e a apuração gira em torno de clonagem de aeronave agrícola após acidente aéreo ocorrido e não comunicado. A Delegacia tem servidores especializados em repressão a crimes aeronáuticos e sinistro aéreo de forma pioneira no Brasil.
A “Operação Ícaro” vem atuando em âmbito nacional apoiando as forças de segurança pública em vários Estados. A equipe, através da delegada titular Ana Cláudia Oliveira Medina, investigadores inclusive um deles aviador, e perito criminal, seguidamente são chamados a proferirem palestras técnicas para profissionais de aviação, peritos e policiais. Com informações do site Tempo MS News