Bem que os deputados estaduais, o veterano Onevan de Matos (PSDB) e o novato Capitão Renan Contar (PSL) tentaram, mas não vai ser dessa vez que eles vão ocupar a Presidência e a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Após muito barulho por nada, os deputados estaduais Paulo Corrêa (PSDB) e Zé Teixeira (DEM), ambos raposas velhas da política estadual, foram confirmados nesta quarta-feira (30) nos respectivos cargos, que eram cobiçados pela dupla Onevan e Contar.
A articulação até o consenso sobre qual será a composição da próxima Mesa Diretora da Casa de Leis foi conduzida pelo coordenador político do PSDB, Sérgio De Paula.
Paulo Corrêa, que ocupa o 7º mandato, obteve a bênção do governador Reinaldo Azambuja, mesmo com o colega de partido, Onevan de Matos, não aceitando a deliberação da sigla e ameaçando até sair candidato avulso.
O PT chegou a ter espaço garantido na Mesa pelo então virtual presidente, mas, para garantir a 1ª Secretaria com Zé Teixeira, o plano foi revisto e coube ao partido a 3ª Secretaria. A nova legislatura terá cinco parlamentares do PSDB, três do MDB, dois do DEM, dois do PSL, dois do PT, dois do Solidariedade e dois do Progressistas, enquanto as demais siglas, PTB, Patriotas, PDT, PRB e PSD terão um representante cada.
Com a ordem aparentemente estabelecida, o Capitão Contar continua no G-10 que terá grande poder de articulação na AL. Ele que teria aceitado apoiar Zé Teixeira e depois pré-lançado sua candidatura a primeira-secretaria.
Na manhã de hoje, em nota nas redes sociais, Contar reafirma sua candidatura ao cargo, sempre alegando que prega a renovação…
Sem chance alguma nesse voo solo, o novato pode até estar em fase de isolamento dentro da parlamento, o que seria ruim, principalmente para ele, como para o G-10 que poderá virar G-09.
Além disso, o Capitão afasta-se de um contato mais afinado com o Governo do Estado.
Resta saber, fará oposição ou apenas quer cargo…
Vamos ver qual será seu voto nesta sexta-feira.
Estão no G10 Herculano Borges e Lucas de Lima, ambos do Solidariedade; Coronel David e Capitão Contar, do PSL; Londres Machado do PSD; João Henrique Catan, do PR; Evander Vendramini e Gerson Claro, do PP.
Jamilson Name (PDT) e Neno Razuk, do PTB, simpatizam com essa formação.
A oficialização dos nomes da mesa diretora ocorre nesta sexta-feira (1), logo após a posse dos parlamentares, marcado para as 9 horas. Pela reunião realizada nesta quarta-feira, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa ficará da seguinte forma:
Presidente – Paulo Corrêa (PSDB)
1º Vice-presidente – Eduardo Rocha (MDB)
2º Vice-presidente – Neno Razuk (PTB)
3º Vice-presidente – Antonio Vaz (PRB)
1º Secretário – Zé Teixeira (DEM)
2º Secretário – Herculano Borges (SD)
3º Secretário – (PT) – nome não definido