Você tem fome de quê? Alfândega do Paraguai apreende veículos com alimentos e bebidas do Brasil

Em razão do fechamento de fronteira do Paraguai com o Brasil devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), o país vizinho está sofrendo com a escassez de alguns produtos alimentícios e a solução para atender a demanda tem sido contrabandear alimentos e bebidas brasileiros.

Se o Paraguai ficou famoso por contrabandear produtos eletroeletrônicos para o Brasil, agora, graças à pandemia, está ocorrendo o caminho reverso, com os produtos alimentícios brasileiros “inundando” o mercado clandestino no país vizinho.

Na luta contra o “contrabando reverso”, a equipe do Departamento Nacional das Alfândegas do Paraguai aprendeu dois veículos com várias mercadorias brasileiras. A apreensão foi realizada na cidade de Vista Alegre, no Departamento de Presidente Hayes.

Durante os controles de rotina executados por agentes da Coordenação Operacional de Investigação Aduaneira (COIA), várias mercadorias contrabandeadas do Brasil foram apreendidas em dois veículos, depois de uma perseguição.

No primeiro procedimento, o veículo Toyota Lite Ace, com chapa BRX-282, do Paraguai, tentou desviar dos controles do posto de Vista Alegre usando uma estrada conhecida como “Tape Jere”, na área de pedágio de Remanso, antes da qual houve uma longa perseguição por vários quilômetros até ser alcançado e detido.

Os ocupantes confessaram que o veículo transportava 676 litros de óleo comestível, 325 litros de vinhos de diferentes marcas, 2.500 unidades de fraldas, 90 unidades de adoçante, 60 unidades de pêssego enlatado, 1.000 unidades de barbeador e 160 unidades de maionese.

Posteriormente, os agentes fizeram o sinal de parada para o motorista de um veículo da marca Toyota, modelo Funcargo, com chapa HDL-744, do Paraguai, que ignorou e fugiu, sendo perseguido por oficiais da COIA e interceptado metros do posto de pedágio.

No veículo, os fiscais encontraram 139 litros de óleo, 120 quilos de açúcar, 95 litros de vinho, 40 quilos de cebola, 40 quilos de batatas, 101 unidades de produtos domésticos, 80 unidades de fraldas, 48 unidades de hash, 280 unidades de alfajores, 24 unidades de doce de leite e 180 unidades de ovo.