Mesmo com “feriadão”, número de mortes por Covid-19 não recua em abril no Estado e chega a 239

Apesar do “feriadão” de duas semanas em Campo Grande (MS) e de uma semana nos municípios do interior do Estado, adotado para conter o avanço da Covid-19 na Capital e nas outras cidades de Mato Grosso do Sul, o número de mortes provocadas pela doença não recuou neste início do mês de abril.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos cinco dias foram 239 mortes, sendo 57 mortes no primeiro dia, 42 mortes no segundo dia, 48 mortes no terceiro dia, 57 mortes no quarto dia e 35 nessa segunda-feira.

Na prática, dá uma média de quase 48 mortes por dia neste início de abril – de 1º a 5 de abril -, sendo que, desde o início da pandemia no ano passado, já são 4.513 mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Além disso, o número de casos também aumentou dia após dia, totalizando nos primeiros cinco dias de abril 6.127 no Estado, sendo 1.859 casos no primeiro dia, 1.502 no segundo dia, 898 no terceiro dia, 1.037 no quarto dia e nessa segunda-feira 831.

Ou seja, uma média de 10225 novos casos por dia neste mês de abril, sendo que no total já temos 221.725 casos confirmados em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia em março de 2020.

O fecha tudo também não conseguiu dar um fôlego quanto à quantidade de novas pessoas internadas, apesar de o número de internações crescer mais devagar, porém, a situação ainda continua acima da ideal.

No caso das internações, os hospitais da Capital atendem 460 pacientes simultaneamente em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Há uma semana, eram 405 hospitalizados. Apesar disso, o maior índice verificado até então foi há três dias, em 1º de abril, quando 484 pacientes encontravam-se em leitos de terapia intensiva.

É importante ressaltar que o gráfico acima leva em consideração a quantidade de pacientes internados em terapia intensiva em todos os hospitais de Campo Grande – com ou sem Covid-19. Mesmo assim, a pandemia é responsável por agravar expressivamente a saúde pública e privada, já que cerca de 60% das hospitalizações acontecem em decorrência do coronavírus.

Poucos dias depois que a antecipação de feriados foi feita, nenhum efeito havia surtido. Isso ocorre por conta do período de incubação do vírus, que varia entre sete e 14 dias, além do tempo de internação dos pacientes já hospitalizados.

Vai vendo!!!