É só desolação! Incêndio atinge Piraputanga e situação crítica faz Estado decretar emergência

A onda de calor aliada à baixa umidade relativa do ar está provocando uma série de focos de incêndios no Pantanal Sul-Mato-Grossense e, desde o fim de semana, boa parte da região de Piraputanga, distrito do município de Aquidauana (MS), está sendo consumida pelo fogo. O tempo está tão seco que o Rio Aquidauana bateu a marca de 1,99 metro de profundidade, ou seja, regrediu mais de um metro do seu nível médio de 3,30 metros.

Quem circulou pela estrada parque na manhã dessa segunda-feira  hoje pode flagrar a fumaça no topo dos morros e se espalhando pela região.

Na manhã desta segunda-feira (14), o governador Reinaldo Azambuja foi obrigado a declarar situação de emergência ambiental em todo Mato Grosso do Sul por causa dos incêndios florestais nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Com validade de 90 dias, o documento foi assinado e foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado para que parte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil receba recursos federais para ampliar as estruturas de combate aos incêndios nos 79 municípios do Estado.

Diferentes planos de trabalho vão nortear as ações em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, porém, as mais ostensivas serão no Pantanal, que enfrenta a maior seca já vista nos últimos 50 anos e teve 12% de sua área consumida pelas chamas. Em todo o Estado, 1,4 milhão de hectares dos três biomas foram queimados neste ano, conforme estimativa do Ibama/Prevfogo.

Não haverá limite de recursos financeiros para combater os incêndios florestais, conforme ordem do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). O dinheiro para a contratação de brigadistas, aluguel de caminhões e aeronaves e até para pagamento de diárias, alimentação e hospedagem de bombeiros será liberado conforme aprovação dos planos de trabalho – organizados em conjuntos pelas Defesas Civil estadual e federal.

Bombeiros de outros Estados do Brasil, como Paraná e Santa Catarina, já ofereceram ajuda para combater as chamas em Mato Grosso do Sul e o Governo está organizando logística para trazê-los, com planos de emprego, de hospedagem e de transporte até os focos. Além do Pantanal, situação crítica é registrada no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Alcinópolis (MS).

Em julho deste ano, o Governo do Estado publicou decreto nº 080, que declara situação de emergência ambiental na área do Pantanal de Mato Grosso do Sul, por 180 dias. Nesse mesmo período, também foi publicada a portaria nº 797 do Imasul, que suspende os efeitos das autorizações ambientais de queima controlada pelo mesmo período.