De acordo com a Prefeitura, até o momento, foram aplicadas cerca de 14,5 mil doses, sendo que o esperado é um público maior que 100 mil pessoas nessa primeira fase, que tem como público-alvo idosos e trabalhadores da saúde.
A campanha foi dividida em duas etapas: a primeira, com duração até 2 de maio, é direcionado para os dois grupos citados, que somam mais de 158 mil pessoas. Já a segunda começará no dia 3 de maio, se estendendo até 3 de junho para o restante da população no geral.
Mesmo com o plantão de vacinação aos fins de semana, a busca pela vacina ainda está muito abaixo do esperado. A baixa procura pelo imunizante é preocupante, pois no ano passado nenhum dos dois públicos bateu a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde, e o total de óbitos por Influenza em Campo Grande em 2022 já é de 29 casos, superando o registrado no período anterior à pandemia de Covid-19.
O número de idosos que buscaram a vacina até então é de 13.256, equivalente a mais de 10% do público total. Em relação aos trabalhadores da saúde, a situação é ainda mais grave, somente 4,39% do total se vacinou, correspondendo a 1.306 doses aplicadas até a manhã de segunda-feira (18).
A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde da Prefeitura, entre as 7h30 às 11h e no período da tarde das 13h às 16h45. Para os profissionais de saúde que desejam se imunizar, devem comprovar vínculo com empresa do ramo ou apresentar documento que comprove sua atuação na área, constando registro em conselho.