O uso diário da Internet em Mato Grosso do Sul já abrange 93,3% da população com 10 anos ou mais de idade, conforme a PNAD Contínua TIC, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Além disso, 3,3% das pessoas usam a Internet de cinco ou seis dias por semana, 2,5% usam de uma a quatro vezes por semana e apenas 0,9% utilizavam com uma frequência inferior a uma vez por semana.
A principal finalidade de utilização foi para conversar por chamadas de voz ou vídeo, com 95% dos usuários, seguida por enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (91,6%).
Outras finalidades de uso apontadas por mais da metade dos usuários da Internet no período de referência foram: assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (89,2%); ouvir músicas, rádio ou podcast (85,1%); usar redes sociais (84,7%); ler jornais, notícias, livros ou revistas pela Internet (74,4%); acessar banco(s) ou outras instituições financeiras (71,4%); e enviar ou receber e-mails (60,0%).
O principal dispositivo de acesso à internet neste período, foi o telefone celular sendo utilizado em 98,8% dos domicílios sul-mato-grossenses, 45,6% por meio da televisão e 36,1% no microcomputador ou tablet.
Já os idosos foram destaque entre os grupos que utilizam a internet, subindo de 24,3% em 2016 para 69,0% em 2023. Entre 2019 e 2023, o grupo teve expansão de 20,1%.
Outro setor que também cresceu foi em relação à quantidade de domicílios com utilização de internet no estado. No ano de 2023, a internet era utilizada em 95,4% dos domicílios, resultado de um aumento de 1,8% se comparado a 2022.
Além disso, o rendimento real médio mensal per capita nos domicílios em que havia utilização da Internet (R$ 2.114,00) foi maior que o rendimento médio dos que não usavam esta rede (R$ 1.192,00).
No Brasil, a internet era utilizada em 92,5% dos domicílios particulares permanentes (72,4 milhões) do país em 2023, um aumento de 1,0 p.p. em relação a 2022.
Apesar do aumento consistente desde o início da série histórica, essa taxa de crescimento tem sido cada vez menor, o que evidencia a aproximação desse número à universalização da Internet nos domicílios brasileiros.