Pesquisa inédita do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, publicada pela “Revista Tendências do Turismo”, colocou Bonito entre os 10 pontos mais desejados pelos brasileiros, além de ser reconhecido como o melhor destino sustentável para viajantes LGBTQIAP+.
Realizada entre 7 e 11 de dezembro do ano passado com 2.209 brasileiros, a pesquisa indicou que uma em cada três pessoas deve viajar a lazer no verão e, entre os destinos que os brasileiros têm maior interesse em visitar, está Bonito, que ficou à frente da Chapada dos Veadeiros (GO) e da Ilha de Marajó (PA) e atrás de Salvador (BA), Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro (RJ), Lençóis Maranhenses (MA), Florianópolis (SC), Fóz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL).
Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling se diz feliz pela escolha e ressalta que o reconhecimento é fruto direto do trabalho da FundTur e setor turístico local de Bonitos através dos últimos anos. Ele lembrou que o Estado tem feito um trabalho constante, com estratégia, continuidade e parceria com o trade turístico e isso tem colocado cada vez mais o destino na prateleira dos operadores e agências.
Sendo o 1º blog de viagem voltado para o público LGBTQIAPN+, o “Viaja Bi” realiza uma premiação há cerca de três anos e, mais recente, como destaca o responsável pela FundTur, escolheu Bonito como um dos premiados. Além disso, o Prêmio Viaja Bi! (do portal UOL), escolheu Bonito como o Melhor Destino Sustentável, dentre os Melhores Destinos LGBTQIA+ para 2024.
Ainda no último ano Bonito bateu seu recorde de visitantes, com os mais de 313 mil turistas recebidos em 2023, além das 909,6 mil visitas contabilizadas nos atrativos municipais. Dados do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) indicam, em relatório, que o município teve em 2023 o melhor público já registrado desde 2015.