Superlotada, a Santa Casa de Campo Grande divulgou uma nota muito esdrúxula nesta sexta-feira (16). A direção do hospital sugeriu que as pessoas deixem de sofrer acidentes – como se isso fosse possível – para não sobrecarregar a unidade.
Com 130 pacientes precisando de atendimento especializado e 51 na fila de espera por cirurgias urgentes, a Santa Casa não tem mais capacidade para receber novos pacientes. Durante o período do Carnaval, o hospital registrou um aumento de 5% nos atendimentos do pronto-socorro em comparação com o mesmo período no ano anterior.
Conforme a nota, a demanda de acidentes de trânsito e trabalho subiram 29% e ainda queda da própria altura teve um aumento de 32%. Diante do quadro de superlotação, a Santa Casa quer o fim dos acidentes. Isso mesmo, como se as pessoas tivessem o dom da onipotência.
No dia 12 de fevereiro, quando o hospital alertou acerca da situação que até então era crítica apenas na ala ortopédica, os pacientes precisavam aguardar mais de 12h para passar por procedimentos cirúrgicos. O diretor-técnico da Santa Casa, William Lemos, pede que a população tenha cautela e não se acidente mais.
“Nós temos sofrido com a multiplicidade de acidentes, situações em que as pessoas precisam de atendimento das mais variadas gravidades. É muito importante que a população se atente para isso, tenha o seu cuidado, porque no momento nós estamos sem leitos disponíveis no hospital”, declarou William Lemos.
Ele ainda foi além e ressaltou que ‘é muito importante que todos saibam que os recursos são escassos e, quando a demanda aumenta, nós não conseguimos aumentar os recursos da mesma forma, seja ele número de pessoas para atendimento, número de profissionais, número de leitos, medicamentos que vão ser utilizados e isso faz com que a qualidade do atendimento, infelizmente, caia”.
Vai vendo!!!