Sistema de IA “denuncia” infrações na BR-163 com apoio de 477 câmeras. Vai doer no bolso!

Com 477 câmeras, o sistema de videomonitoramento do trecho da BR-163 em Mato Grosso do Sul explorado pela CCR MSVia ganhou o reforço de uma IA (Inteligência Artificial) para auxiliar nas fiscalizações da rodovia, identificando infrações e dando suporte para a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

As câmeras estão espalhadas a cada 1,5 quilômetro dos 845 quilômetros da rodovia, contemplando Capital e outras 21 cidades do Estado. A concessionária também consegue visualizar o tráfego na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná e na divisa com Mato Grosso.

Funcionando nos sete dias da semana durante 24 horas, o sistema de videomonitoramento tem a ferramenta da IA desde 2015, porém só há dois anos recebeu a atualização chamada de DAI (Detector Automático de Incidentes), que funciona como uma espécie de “máscara” acoplada às câmeras.

A reportagem do site Campo Grande News esteve na sede da concessionária onde fica o Centro de Controle Operacional e a CCR MSVia explicou como as 477 câmeras atuam com o recurso da IA. Todas as câmeras, por trás delas, tem uma máscara, um algoritmo que acompanha os movimentos e qualquer movimento diferente da faixa de tempo gera um alerta que aparece para os nossos operadores.

Eles verificam se é um alerta verdadeiro, se é de alguém precisando de atendimento, se é um acidente, um animal na pista. O DAI, segundo a concessionária, otimiza o trabalho, possibilitando um controle maior do que ocorre na rodovia. Mesmo com o recurso, outros 500 operadores são responsáveis por acompanhar o sistema.

Se o veículo fazer qualquer movimento anormal, por exemplo, parar, entrar na outra faixa, vai gerar um alerta. Nos últimos seis meses, a PRF tem utilizado esse sistema para identificar infrações, como no caso de ultrapassagens proibidas. Através das imagens captadas pelas câmeras, a PRF consegue identificar os veículos, multar e autuar esses condutores.

De acordo com a CCR MSVia, o acesso ao sistema de videomonitoramento é feito por um operador que repassa aos policiais rodoviários federais o que o DAI registrou em tempo real. Além de ajudar a identificar as infrações, o sistema de videomonitoramento também é empregado em casos de acidente e outros onde o condutor precisa de auxílio.

A tecnologia é a mesma, ou seja, o DAI registra algum movimento considerado anormal e faz o alerta. Na sequência, um operador dá sequência ao serviço, verificando o motivo e dando continuidade ao atendimento.